Com alguns anos de experiência na pesca do Tucunaré-Açu na Amazônia, resolvemos relatar algumas características sobre os hábitos desse peixe nervoso que podem ajudá-lo a encontrá-lo mais facilmente naquele mundão cheio de água que é a Amazônia.
Segue algumas dicas:
- O Tucunaré-Açu é um peixe de hábitos diurnos, ou seja, durante o dia fica ativo e durante a noite literalmente dorme. Tanto é que os famigerados faxiadores, pescadores que fisgam os peixes com zagaias, vão atrás desses peixes a noite ou de madrugada, onde os Tucunarés estão dormindo ao lado de pedras, arvores, arbustos e os faxiadores com um siribim ou lanterna focam o Tucunaré-Açu e o fisgam com suas zagaias. Uma pena. Dessa forma aproveite bem o dia pois a noite não pega nada. Nós da Pro Tucuna gostamos de aproveitar muito bem a manhã todinha e o sol forte da tarde.
- Os tucunarés em geral quando estão acasalando ou cuidando de seus filhotes andam em casal. Quando se captura um de bom tamanho pode-se pegar o seu parceiro também. Por isso sempre vá pescar com um companheiro. Além de aumentar a produtividade é uma grande chance de se estreitar a amizade com mais um bom companheiro de pesca.
- Os grandes Tucunarés-Açus cuidam muito bem de seus filhotes e bem de perto, até esses filhotes alcançarem um tamanho de 15 a 20cm. Nesse período de cuidado dos pais, os filhotes andam em cardume e no meio dos lagos. Quando se tem um dia sem muito vento é possível avistá-los bem na flor d’água onde se parece com um “chuveirinho”. É preciso de um pouco de prática e acostumar os olhos para observar esse fenômeno, mas com o tempo você pega as manhas. Nós, da Pro Tucuna, não gostamos desse tipo de artifício para se pescar os grandes Tucunarés, mas muitos pescadores relatam que a chance de se pegar um grande Tucunaré no chuveirinho é muito grande. Uma vez avistado o chuveirinho se arremessa a artificial passando por cima da filhoteira e se trabalha a isca rapidamente e espere a porrada!
- Outra dica que sempre dá um ótimo resultado é provocar bastante o bichão! Utilizando principalmente uma isca de hélice, o Tucunaré-Açu fica louco com o barulho produzido por essa isca. Já fizemos mais de 30 arremessos no mesmo local com a hélice para finalmente o Velherão atacar com raiva. É uma sensação fenomenal! Vale a pena!
- Em locais espraiados onde se enxerga uma faixa de areia e outra faixa mais funda, e é justamente nesses drop-offs que os bichões se escondem. Faça arremessos em direção à areia e trabalhe recolhendo em direção aos drop-offs, mas cuidado que o susto pode ser grande!
Essas foram algumas dicas para aumentar a sua produtividade na sua pescaria de Tucunarés.
Boa pescaria e belos tucunões para você!
Me mande um whats e agende já a sua pescaria na Amazônia!